sábado, 28 de novembro de 2015

Escritor: Moacyr Scliar

Moacyr Scliar




Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro que até hoje reúne a comunidade judaica, a 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Sua mãe, professora primária, foi quem o alfabetizou. Cursou, a partir de 1943, a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário, uma escola católica.

Em 1955, passou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde se formou em 1962. Em 1963, inicia sua vida como médico, fazendo residência em clínica médica. Trabalhou junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), daquela capital. 

Publica seu primeiro livro, “Histórias de um Médico em Formação”, em 1962. A partir daí, não parou mais. São mais de 67 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil, o ensaio, pelos quais recebeu inúmeros prêmios literários. Sua obra é marcada pelo flerte com o imaginário fantástico e pela investigação da tradição judaico-cristã. Algumas delas foram  publicadas na Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha e em Portugal, entre outros países.

Em 1965, casa-se com Judith Vivien Oliven.

Em 1968, publica o livro de contos "O Carnaval dos Animais", que o autor considera de fato sua primeira obra.

Especializa-se no campo da saúde pública como médico sanitarista. Inicia os trabalhos nessa área em 1969.

Em 1970, frequenta curso de pós-graduação em medicina em Israel, sendo aprovado. Posteriormente, torna-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Seu filho, Roberto, nasce em 1979.

A convite, torna-se professor visitante na Brown University (Departament of Portuguese and Brazilian Studies), em 1993, e na Universidade do Texas, em Austin.

Colabora com diversos dos principais meios de comunicação da mídia impressa (Folha de São Paulo e Zero Hora). Alguns de seus textos foram adaptados para o cinema, teatro e tevê.

Nos anos de 1993 e 1997, vai aos EUA como professor visitante no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University.

Em 31 de julho de 2003 foi eleito, por 35 dos 36 acadêmicos com direito a voto, para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira nº 31, ocupada até março de 2003 por Geraldo França de Lima. Tomou posse em 22 de outubro daquele ano, sendo recebido pelo poeta gaúcho Carlos Nejar.

O escritor faleceu no dia 27/02/2011, em Porto Alegre (RS), vítima de falência múltipla de órgãos. 

Escritora: Adeline Yen Mah


    Nasceu em Tiaijin, na China, em 1937. Depois de trabalhar como médica na Califórnia durante anos escreveu seu primeiro livro, Falling leaves, que vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo. É autora de A thousand pieces of gold, uma coleção de provérbios chineses, e de Chinese Cinderella and the secret dragon society, um livro de aventuras.

Escritora: Cristina Sanchez Andrade

Cristina Sanchez Andrade

Foto -Cristina Sánchez-Andrade

     Cristina Sánchez-Andrade nasceu em Santiago de Compostela, em 1968. Filha de mãe inglesa e pai galego licenciou-se em Ciências da Informação e em Direito. Na actualidade, colabora no Departamento de Cultura do Parlamento Europeu em Madrid e colabora regularmente com a imprensa regional galega como crítica literária. Os seus contos foram premiados e publicados em várias revistas. "As Lagartixas Cheiram e Erva" (Oficina do Livro) marcou a sua estreia literária. "Bois e Rosas Dormiam" é o seu segundo romance. Regressa, agora, com "Coco".

Escritor: John Boyne

 John Boyne

    Nasceu na Irlanda, em 1971, e mora em Dublin. Escreveu diversos romances que já foram traduzidos para mais de quarenta idiomas. Seu livro mais célebre, O menino do pijama listrado (2007), lhe rendeu dois Irish Book Awards, vendeu mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo e foi adaptado para o cinema em 2008. 

Filme: O show de Truman

O Menino do Pijama Listrado

    Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank.Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

Retirado do site: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-18671/

Filme: O menino do pijama listrado

    O Menino do Pijama Listrado

    Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno de 08 anos é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

Retirado do site: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-135215/

Filme: O que é isso, companheiro?

 O Que É Isso, Companheiro?   

     O jornalista Fernando e seu amigo César entram na luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

Retirado do site: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-11338/

Filme: Colegas

    

    Colegas é um filme que retrata com um olhar diferente, a vida de três colegas com síndrome de Down que resolvem fugir do instituto onde vivem para realizarem seus sonhos. Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar.
    Ao longo da história, viajam de São Paulo até Buenos Aires. Assaltam lojas e restaurantes com frases de filmes. Para eles, tudo não passa de uma brincadeira cinematográfica.
   Esse filme passa uma mensagem muito comovente, que apesar dos problemas e dificuldades, todos nós podemos seguir em frente e realizar nossos sonhos.

Filme: O primeiro aluno da classe

Primeiro da Classe – Dublado


    Desde a infância, Brad foi humilhado na escola pelos alunos e até por sua professora por causa que tinha um problema chamado síndrome de Tourette. O pai, também não aceitava o filho, ele sempre dizia que Brad podia controlar os movimentos e barulhos involuntários causados pela Tourette. A mãe sempre tentava o ajudar, levava o menino ao médico mas nada sabiam sobre esse problema. Sua mãe pesquisou na internet e descobriu que seu filho sofria de síndrome de Tourette.
    Quando adulto, tentou arrumar emprego em 25 escolas, sendo que em 24 o recusaram por ele ter esse problema, apenas uma o aceitou. A mesma se adaptou a ele e os diretores junto com os professores reservaram uma sala e uma turma do 2° ano para ele dar aulas.
    Esse filme é baseado em fatos reais, e passa a mensagem de um homem que batalhou para conseguir realizar o seu sonho; que era se tornar professor.

Retirado do site: http://megafilmesonline.net/primeiro-da-classe-dublado/

Escritor: Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho

"No meio do caminho tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra 
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento 
na vida de minhas retinas tão fatigadas. 
Nunca me esquecerei que no meio do caminho 
tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
no meio do caminho tinha uma pedra"
                                               
                                                           Carlos Drummond de Andrade


Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.

Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.

O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.

Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.


Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

Cinderela Chinesa - outro final

    

    Adeline era uma menina que, desde quando nasceu sofria preconceitos de seus próprios irmãos por causa que em seu nascimento, sua mãe morreu e os irmãos a culpam por isso. Seu pai trabalha para conseguir o sustento da família, nunca deu atenção para a filha Adeline, apenas quando na escola começou a ganhar medalhas de primeira da classe todos os meses, eram as únicas vezes que ela tinha a atenção do pai.
    Diversas vezes sua família se mudava, Adeline assim, perdia o contato com suas amigos na escola que frequentava. Ela foi para colégios internos duas vezes, sendo a primeira vez sozinha na escola como aluna.
    Em um dia qualquer, o motorista de seus pais foi busca-lá no colégio interno. Ela não tinha ideia do por quê, mas mandava cartas ao seu pai para que lhe desse permissão para estudar na Inglaterra, como seus irmãos. Quando chegou em casa, foi para a sala de seus pais, lá estava junto a sua Niang (Madrasta) e um homem estranho. Em Adeline, logo veio um gelo e o pensamento de que seu pesadelo se tornara realidade; que seus pais organizassem um casamento arranjado, como fez com sua Irmã Grande. Por sorte de Adeline, não era isso. Mas sim, era o organizador do Concurso Internacional de Peças de Teatro, fora pessoalmente para homenageá-la. Adeline cheia de prazer, pediu aos seus pais para que permitissem ela de estudar na Inglaterra, que era o prêmio por direito do concurso. A resposta foi positiva, e foi junto com o organizador do evento para a Inglaterra. Os pais assim, deixando por livre arbítrio de Adeline, a escolha do que estudar na universidade.
    Depois de um tempo, Tia Baba fez uma grande surpresa para Adeline; foi para a Inglaterra morar junto com ela. Adeline ficou extremamente alegre, era o seu sonho morar com Tia Baba, sozinhas e sem que ninguém atrapalhasse a sua felicidade.


Comparação do O livro de Julieta com o filme O primeiro aluno da classe

    O livro de julieta retrata uma menina que tem síndrome de Down e, a luta de sua mãe para que sua filha viva a vida de uma forma que a sociedade compreenda e aceite esta e diversas deficiências em seus meios.

    

    O filme O primeiro aluno da classe retrata a vida de um professor com a síndrome de Tourette; desde criança até a sua fase adulta, onde luta contra seu problema não deixando que a síndrome o vença. Quando adulto, ele sonhava em se tornar professor, lutou para conseguir realizar as entrevistas; explicando o problema, mas grande parte das escolas que fazia entrevistas não o aceitavam, mas não desistiu e conseguiu uma vaga em uma escola de sua cidade. Os alunos aceitaram muito bem o novo professor que até chegou a receber o prêmio de O melhor professor do ano da escola. O filme é baseado em fatos reais, e o professor continua atualmente dando aulas aos seus alunos.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Reportagem sobre o tema "Tabagismo"



     O tabaco é um dos causadores à várias doenças respiratórias e pulmonares. A conscientização desse perigo necessita de ser divulgado.

     O tabaco foi originado das Américas, descoberto pelos Europeus no século XV. Os indígenas usavam a para mascar, ser inalado ou para fins religiosos. Mas depois de sua comercialização, entre o século XVII e XX, empresas de cigarros foram criadas e seu objetivo era lucrar, então várias mentiras e manipulações fizeram com que o povo da época comprassem cigarros, não sabendo do risco de perda de saúde.
     No século XX, as formas de comunicação estavam evoluindo. A televisão foi um avanço, mas como a ganância do homem é mais poderosa que seu pensar de como fazer o bem, foi criado vários comerciais em televisões, anúncios em revistas e jornais sobre marcas de cigarro, e até médicos dizendo que o cigarro faz bem para a saúde. Logo após começou a surgir diversas doenças respiratórias e pulmonares, o Estado teve de agir diante desta situação, considerando infrator o ato de divulgar ou anunciar qualquer tipo ou marca de cigarro.
    Atualmente existe aproximadamente quase 1 bilhão de pessoas que ainda fumam no mundo. Apesar do alto índice, esse número vem caindo em termos proporcionais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro mata mais de 5 milhões de pessoas no mundo.
    O caso do fumante passivo também é um problema de saúde pública. O fumante passivo é a pessoa que não fuma mas inala a fumaça já processada do tabaco de outra pessoa. Ela pode contrair doenças muito mais rápidas quanto um fumante. Atualmente ela é combatida com a proibição do uso do cigarro em lugares públicos.


terça-feira, 6 de outubro de 2015

Literatura em vídeo do conto "Os Terroristas"


Resumo do conto "Os Terroristas" de Moacyr Scliar

Resumo do conto



     Numa escola havia um professor muito rigoroso com os alunos. Dava provas sem aviso prévio, todas os trabalhos valiam nota e eram corrigidos segundo os critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do ano todos os alunos estavam à beira da reprovação.
     Um dia dois alunos tiveram uma ideia brilhante que poderia reverter está situação, que era pegar o caderno de chamadas do professor para mudar as suas notas, mas só uma catástrofe podia separa-los. No dia seguinte colocaram seu plano em ação. Ligaram para o professor e disseram que sua casa estava em chamas, ele logo saiu da sala desesperado. Quando os alunos viram que o plano tinha dado certo, entraram na sala e foram direto para a mesa do professor e, lá estava o caderno de chamadas. Mas nenhum dos dois teve coragem de mudar as notas. "Ás vezes a consciência pesa mais que a ameaça de ser reprovado".
     

Resumo das páginas do Livro de Julieta

Páginas 9 à 48:


     Quando suas duas filhas nasceram e, Cristina, mãe das meninas soube que uma delas tinha sindrome de Down, Cristina diz que sentiu dor, mas não uma dor física, mas na forma de nostalgia. Ela diz que imaginamos tanto sobre alguém que não conhecemos e que quando chega a hora de conhecer, raramente a imagem que criamos coincida com a realidade. Assim foi com Julieta, veio de surpresa, como diz a mãe.
     Ao passar do tempo, Julieta cresceu, estava com 6 anos de idade, sua mãe já estava acostumada com as bagunças de Julieta e de sua irmã, Inés, mas não ficava zangada com elas, sempre se controlava.
     Cristina lembra ao decorrer da história, que Daniel, seu marido, não iria conseguir cuidar de uma filha com síndrome de Down, falava com sinceridade para ela. Mas quando passou essa fase, ele mesmo diz que tomou as decisões mais importantes e valentes da sua vida em nome de sua filha, Julieta.
     Cristina não gostava de guardar nenhum segredo sobre sua filha, que tinha síndrome de Down, sempre dizia abertamente quando achava necessário falar, para ela, estava superando um obstáculo. Um dia, ela estava na Noruega com uma historiadora para ajuda-la a fazer um livro, disse para ela que sua filha tinha síndrome de Down no decorrer do assunto. A mulher estava interessada. Cristina diz que todos ficam interessados em saber, especialmente os profissionais (médicos, psicólogos...)
     Cristina participou de um encontro com outros pais que tinham filhos com o mesmo problema, todos eram discretos, falavam o nome e a idade dos filhos. Quando chegou a vez de uma mulher do lado de Cristina, ela disse em primeiro lugar que sua filha é um presente de Deus. Quando foi a vez de Cristina, ela disse o seu nome e de sua filha e também falou que Julieta não é um presente de Deus, e por fim disse que um presente de Deus é um filho normal, sem problemas ou deficiências.
     Como em alguns dias da semana, Cristina vai à piscina e como nçao podia nadar antes da nove em ponto, ficou conversando com uma mulher. As duas foram falando de seus filhos até que Cristina fala que uma de suas filhas tem síndrome de Down. A mulher diz que são coisas da vida e também citou que uma conhecida dela também tem um filho com síndrome de Down e que sabia até o motivo. Que era por causa de um susto que ela tomou quando estava gravida, quando seu marido desmaiou no banheiro. Cristina então diz que não e nada disso e que esse problema é "pura sorte", que é apenas uma alteração no cromossomo do filho. Os 23 cromossomos da mãe e do pai se juntam e ao invés dos 46 esperados, se acrescenta um a mais, sendo no total 47. Esse cromossomo extra provoca as alterações típicas da síndrome.
     Depois de Cristina falar isso, a mulher não entende muito bem o que ela disse e não diz mais nada. No vestiário, Cristina ouve a mesma mulher conversando com uma senhora falando do susto que sua conhecida levou. Suas palavras foram tidas como em vão.
   

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Síntese do Livro de Julieta

O Livro de Julieta
     
Julieta é uma menina que nasceu com um problema chamado síndrome de Down. Seus pais tiveram que colocar seu amor a prova para cuidar dela. 
     Ao longo dos anos sua mãe foi levando-a para a clínica, os médicos recomendaram fazer natação para melhorar em alguns aspectos de seu problema.
     Quando entrou para a escola, não se sentia muito bem, os alunos não a trataram como merecia então sua mãe transferiu-a para outra escola. Lá Julieta não se sentiu pressionada por algo e continuou lá. 
     Julieta teve várias dificuldades e sua mãe e seu pai sempre estavam por perto para ajudar.
     Sempre sua mãe teve medo de como seria a vida dela e de sua filha depois da notícia que recebeu da enfermeira, que a filha estava com um problema. Mas ao decorrer do tempo sua mãe entendeu que deveria entender o mundo de Julieta e acabar com esse medo que só trazia infelicidade.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Síntese do livro Fique onde está e então corra...

Fique onde está e então corra

A guerra ao olhar de uma criança

Uma criança normal

Alfie Summerfield fazera seu aniversário de 5 anos quando a guerra explodiu. Boatos circulavam pelo bairro que tudo acabaria no Natal, mas não foi o que ocorreu. George, seu pai, se alistou para a guerra, sempre mandava cartas para manter a comunicação com a família mas quando Alfie completou 9 anos de idade pararam de recebe-las. Alfie descobriu que seu pai estava em um hospital e logo iniciou uma missão de resgate.

Quando Alfie chegou no hospital, George estava com uma doença chamada neurose de guerra. Alfie teve dificuldade em trazer seu pai para casa e quando conseguiu, um médico do hospital foi em sua casa para perguntar do paciente e lá estava ele. Depois de muita discussão o médico acabou cuidando dele em sua própria casa. Depois de alguns anos, quando Alfie completara 13 anos de idade, seu pai George estava totalmente curado.