sábado, 28 de novembro de 2015

Escritor: Moacyr Scliar

Moacyr Scliar




Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro que até hoje reúne a comunidade judaica, a 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Sua mãe, professora primária, foi quem o alfabetizou. Cursou, a partir de 1943, a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário, uma escola católica.

Em 1955, passou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde se formou em 1962. Em 1963, inicia sua vida como médico, fazendo residência em clínica médica. Trabalhou junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), daquela capital. 

Publica seu primeiro livro, “Histórias de um Médico em Formação”, em 1962. A partir daí, não parou mais. São mais de 67 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil, o ensaio, pelos quais recebeu inúmeros prêmios literários. Sua obra é marcada pelo flerte com o imaginário fantástico e pela investigação da tradição judaico-cristã. Algumas delas foram  publicadas na Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha e em Portugal, entre outros países.

Em 1965, casa-se com Judith Vivien Oliven.

Em 1968, publica o livro de contos "O Carnaval dos Animais", que o autor considera de fato sua primeira obra.

Especializa-se no campo da saúde pública como médico sanitarista. Inicia os trabalhos nessa área em 1969.

Em 1970, frequenta curso de pós-graduação em medicina em Israel, sendo aprovado. Posteriormente, torna-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Seu filho, Roberto, nasce em 1979.

A convite, torna-se professor visitante na Brown University (Departament of Portuguese and Brazilian Studies), em 1993, e na Universidade do Texas, em Austin.

Colabora com diversos dos principais meios de comunicação da mídia impressa (Folha de São Paulo e Zero Hora). Alguns de seus textos foram adaptados para o cinema, teatro e tevê.

Nos anos de 1993 e 1997, vai aos EUA como professor visitante no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University.

Em 31 de julho de 2003 foi eleito, por 35 dos 36 acadêmicos com direito a voto, para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira nº 31, ocupada até março de 2003 por Geraldo França de Lima. Tomou posse em 22 de outubro daquele ano, sendo recebido pelo poeta gaúcho Carlos Nejar.

O escritor faleceu no dia 27/02/2011, em Porto Alegre (RS), vítima de falência múltipla de órgãos. 

Escritora: Adeline Yen Mah


    Nasceu em Tiaijin, na China, em 1937. Depois de trabalhar como médica na Califórnia durante anos escreveu seu primeiro livro, Falling leaves, que vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo. É autora de A thousand pieces of gold, uma coleção de provérbios chineses, e de Chinese Cinderella and the secret dragon society, um livro de aventuras.

Escritora: Cristina Sanchez Andrade

Cristina Sanchez Andrade

Foto -Cristina Sánchez-Andrade

     Cristina Sánchez-Andrade nasceu em Santiago de Compostela, em 1968. Filha de mãe inglesa e pai galego licenciou-se em Ciências da Informação e em Direito. Na actualidade, colabora no Departamento de Cultura do Parlamento Europeu em Madrid e colabora regularmente com a imprensa regional galega como crítica literária. Os seus contos foram premiados e publicados em várias revistas. "As Lagartixas Cheiram e Erva" (Oficina do Livro) marcou a sua estreia literária. "Bois e Rosas Dormiam" é o seu segundo romance. Regressa, agora, com "Coco".

Escritor: John Boyne

 John Boyne

    Nasceu na Irlanda, em 1971, e mora em Dublin. Escreveu diversos romances que já foram traduzidos para mais de quarenta idiomas. Seu livro mais célebre, O menino do pijama listrado (2007), lhe rendeu dois Irish Book Awards, vendeu mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo e foi adaptado para o cinema em 2008. 

Filme: O show de Truman

O Menino do Pijama Listrado

    Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank.Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

Retirado do site: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-18671/

Filme: O menino do pijama listrado

    O Menino do Pijama Listrado

    Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno de 08 anos é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

Retirado do site: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-135215/

Filme: O que é isso, companheiro?

 O Que É Isso, Companheiro?   

     O jornalista Fernando e seu amigo César entram na luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

Retirado do site: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-11338/

Filme: Colegas

    

    Colegas é um filme que retrata com um olhar diferente, a vida de três colegas com síndrome de Down que resolvem fugir do instituto onde vivem para realizarem seus sonhos. Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar.
    Ao longo da história, viajam de São Paulo até Buenos Aires. Assaltam lojas e restaurantes com frases de filmes. Para eles, tudo não passa de uma brincadeira cinematográfica.
   Esse filme passa uma mensagem muito comovente, que apesar dos problemas e dificuldades, todos nós podemos seguir em frente e realizar nossos sonhos.

Filme: O primeiro aluno da classe

Primeiro da Classe – Dublado


    Desde a infância, Brad foi humilhado na escola pelos alunos e até por sua professora por causa que tinha um problema chamado síndrome de Tourette. O pai, também não aceitava o filho, ele sempre dizia que Brad podia controlar os movimentos e barulhos involuntários causados pela Tourette. A mãe sempre tentava o ajudar, levava o menino ao médico mas nada sabiam sobre esse problema. Sua mãe pesquisou na internet e descobriu que seu filho sofria de síndrome de Tourette.
    Quando adulto, tentou arrumar emprego em 25 escolas, sendo que em 24 o recusaram por ele ter esse problema, apenas uma o aceitou. A mesma se adaptou a ele e os diretores junto com os professores reservaram uma sala e uma turma do 2° ano para ele dar aulas.
    Esse filme é baseado em fatos reais, e passa a mensagem de um homem que batalhou para conseguir realizar o seu sonho; que era se tornar professor.

Retirado do site: http://megafilmesonline.net/primeiro-da-classe-dublado/

Escritor: Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho

"No meio do caminho tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra 
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento 
na vida de minhas retinas tão fatigadas. 
Nunca me esquecerei que no meio do caminho 
tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
no meio do caminho tinha uma pedra"
                                               
                                                           Carlos Drummond de Andrade


Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.

Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.

O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.

Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.


Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

Cinderela Chinesa - outro final

    

    Adeline era uma menina que, desde quando nasceu sofria preconceitos de seus próprios irmãos por causa que em seu nascimento, sua mãe morreu e os irmãos a culpam por isso. Seu pai trabalha para conseguir o sustento da família, nunca deu atenção para a filha Adeline, apenas quando na escola começou a ganhar medalhas de primeira da classe todos os meses, eram as únicas vezes que ela tinha a atenção do pai.
    Diversas vezes sua família se mudava, Adeline assim, perdia o contato com suas amigos na escola que frequentava. Ela foi para colégios internos duas vezes, sendo a primeira vez sozinha na escola como aluna.
    Em um dia qualquer, o motorista de seus pais foi busca-lá no colégio interno. Ela não tinha ideia do por quê, mas mandava cartas ao seu pai para que lhe desse permissão para estudar na Inglaterra, como seus irmãos. Quando chegou em casa, foi para a sala de seus pais, lá estava junto a sua Niang (Madrasta) e um homem estranho. Em Adeline, logo veio um gelo e o pensamento de que seu pesadelo se tornara realidade; que seus pais organizassem um casamento arranjado, como fez com sua Irmã Grande. Por sorte de Adeline, não era isso. Mas sim, era o organizador do Concurso Internacional de Peças de Teatro, fora pessoalmente para homenageá-la. Adeline cheia de prazer, pediu aos seus pais para que permitissem ela de estudar na Inglaterra, que era o prêmio por direito do concurso. A resposta foi positiva, e foi junto com o organizador do evento para a Inglaterra. Os pais assim, deixando por livre arbítrio de Adeline, a escolha do que estudar na universidade.
    Depois de um tempo, Tia Baba fez uma grande surpresa para Adeline; foi para a Inglaterra morar junto com ela. Adeline ficou extremamente alegre, era o seu sonho morar com Tia Baba, sozinhas e sem que ninguém atrapalhasse a sua felicidade.


Comparação do O livro de Julieta com o filme O primeiro aluno da classe

    O livro de julieta retrata uma menina que tem síndrome de Down e, a luta de sua mãe para que sua filha viva a vida de uma forma que a sociedade compreenda e aceite esta e diversas deficiências em seus meios.

    

    O filme O primeiro aluno da classe retrata a vida de um professor com a síndrome de Tourette; desde criança até a sua fase adulta, onde luta contra seu problema não deixando que a síndrome o vença. Quando adulto, ele sonhava em se tornar professor, lutou para conseguir realizar as entrevistas; explicando o problema, mas grande parte das escolas que fazia entrevistas não o aceitavam, mas não desistiu e conseguiu uma vaga em uma escola de sua cidade. Os alunos aceitaram muito bem o novo professor que até chegou a receber o prêmio de O melhor professor do ano da escola. O filme é baseado em fatos reais, e o professor continua atualmente dando aulas aos seus alunos.